Mentoring, Coaching, Consultancy...

Diferença entre mentoria, coaching e consultoria

 

É comum que algumas pessoas acreditem que coaching, mentoring e consultoria dizem respeito a algo comum. Na verdade, há diferença entre elas:
Coaching trata dos pontos de performance e transformações específicas, enquanto a consultoria diz respeito aos assuntos e problemas das organizações.
Já o mentoring aborda aspectos pertinentes à carreira, à empresa ou às transições profissionais.
Dessa forma, também é importante destacar que aconselhamento, terapia e treinamento não são sinônimos para coaching, mentoring e consultoria. Veja:
Aconselhamento visa a ampliar as formar de lidar com questões pessoais, resultando em maior compreensão dos problemas.
Já a terapia trata de assuntos relacionadas à saúde emocional para maturação das emoções, sendo um método conduzido por psiquiatras, psicólogos os terapeutas.
Por outro lado, o treinamento tem como objetivo principal tratar de questões relacionadas à aprendizagem. Quem busca por isso deseja adquirir novos conhecimentos.

 

O que é Mentoria?

 

Mentoria é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional em que uma pessoa experiente e com conhecimentos relevantes em determinada área (o mentor) oferece orientação e aconselhamento a outra pessoa (o mentorado) que busca aprimorar suas habilidades, conhecimentos e desempenho na mesma área.
O mentor pode ajudar o mentorado a identificar e definir objetivos claros, traçar planos de ação, oferecer feedback construtivo e compartilhar experiências, conhecimentos e contatos úteis para o progresso do mentorado. O objetivo da mentoria é ajudar o mentorado a alcançar seu potencial máximo e superar desafios, por meio de uma relação de confiança, respeito e apoio mútuo.

 

O que é Coaching?

 

De forma simples, o coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de coaching apoia a identificação de sonhos e metas utilizando seus recursos internos e externos.
O coaching moderno, surgiu por volta de década de 50. Treinadores começaram a utilizar técnicas específicas para motivar tenistas de forma diferente. O ponto central desta nova técnica era o chamado Inner Game (jogo interior),  que considerava que o verdadeiro oponente do atleta, não era o outro competidor, mas sim suas próprias limitações e fraquezas, ou seja, fazia mais sentido primeiro ter um alinhamento interno consistente do que simplesmente ficar treinando exaustivamente. O objetivo era superar hábitos mentais que poderiam inibir o bom desempenho do atleta. Esta técnica fez tanto sucesso que os tenistas, que eram executivos, começaram a aplicá-la também no mundo corporativo e posteriormente em suas vidas pessoais.
Portanto, o processo de coaching realiza mudanças internas e duradouras. Ele modifica suas bases e suas crenças. Tem por objetivo fazer você ser independente. Como faz ajustes internos, você vai sair auto suficiente do processo, dando continuidade aos seus objetivos mesmo depois do processo terminar.
Arvore_da_vida.png

Para quem é indicado o processo de coaching?

 

Uma pessoa recorre ao coaching quando percebe que algo não está saindo como ela quer ou quando ela se sente perdida em um determinado momento. Geralmente ela quer melhorar seus resultados na sua vida pessoal ou profissional.

 

Quem pensa que esse tipo de orientação é indicada apenas para altos níveis de cargos corporativos está muito enganado: desde adolescentes e jovens em formação até gestores e empreendedores podem fazer coaching.

 

Como o coaching pode me ajudar?

 

 

O objetivo do processo de coaching é fazer você atingir os seus objetivos. Se você ainda não tem certeza de quais são os seus objetivos, o coach deverá aplicar ferramentas para ajudar você a se descobrir e também a descobrir o que você mais deseja. O coach fornece suporte para que você se aprimore, se transforme e evolua. Assim como, auxilia você a seguir na direção certa para seu estado desejado.

 

O coach aplica técnicas, ferramentas e perguntas poderosas para mobilizar você a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados. O objetivo é maximizar a performance do indivíduo como um todo.
Já para quem busca coaching profissional as principais áreas são o coaching corporativo, para concursos, financeiro, de carreira, comunicação, alta performance, liderança, entre outros.

 

O processo de coaching tem por objetivo ajudar o indivíduo no seu autoconhecimento e na motivação para a realização de tarefas que o levarão até o seu estado desejado. Ou seja, é a própria pessoa atendida (coachee) que irá definir o seu planejamento, com a ajuda do coach (profissional que aplica o processo), diferente de um treinamento.

Quer conversar

sobre isto?

Via fone, email,  videoconferência no Whatsapp, Zoom, ...